UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO-FACED/PROJETO IRECÊ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA– SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO UM-2008.2
PROFESSOR: IRON PEDREIRA
ATIVIDADE: TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
PROFESSORA CURSISTA: PAULA FRANCINETE ROSA RODRIGUES
PLANEJAMENTO DA AULA DE MATEMÁTICA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO-FACED/PROJETO IRECÊ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA– SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO UM-2008.2
PROFESSOR: IRON PEDREIRA
ATIVIDADE: TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
PROFESSORA CURSISTA: PAULA FRANCINETE ROSA RODRIGUES
PLANEJAMENTO DA AULA DE MATEMÁTICA
Escola Municipal Luiz Mario Dourado
Professor: Paula Francinete Rosa Rodrigues
Disciplina: Matemática
Disciplina: Matemática
Série: 1º Ano do Ensino Fundamental-Grupo-6
Nº previsto de aula: 1
Duração: 40 min.
Tema Central: JOGO DO TA-TE-TI
Objetivos:
- Devolver a capacidade de criar estratégias, rapidez de pensamento, organização e conceitos geométricos de linha e ponto.
- Despertar o gosto e o prazer pelo o jogo.
- Respeitar e acolher a voz e a vez do colega.
Conteúdo: Geometria
Consigna:
Hoje Vamos conhecer um jogo muito diferente, onde é disputado entre duas crianças. É o Jogo do Ta-Te-Ti, onde cada jogador receberá três peças com duas cores diferentes. Ao iniciar o jogo as duplas vão tirar no par ou ímpar para ver quem vai começar a jogada, o vencedor coloca uma peça em qualquer lugar do tabuleiro. Assim cada jogador vai alternando as peças até terminar a jogada. Ganha quem conseguir alinhar as três peças na horizontal, vertical e diagonal. Caso não tenha o vencedor, removeram as peças sobre as linhas uma por vez. Até que um deles vença, ficando proibido pular nas casas vazias.
Avaliação:
A avaliação será feita através da participação das duplas, a criatividade de manusear as peças criando suas próprias estratégias.
Observando a capacidade do raciocínio lógico e a identificação das formas geométricas que estão inseridas no tabuleiro.
A organização do tempo de cada um, e o respeito pela vez do outro evitando assim os confrontos durante o jogo.
4 comentários:
Paula, eu também apliquei esta aula e foi um sucesso, os meus alunos ficaram envolvidos.O que mais me chamou atenção foram eles usararem estrgégias para terminar o jogo.
Vcs sabem como surgiu esse jogo e quem criou?
E o meu tema na feira de matemática. ..
Vcs sabem como surgiu esse jogo e quem criou?
E o meu tema na feira de matemática. ..
Alguém sabe me dizer como surgiu esse jogo e que criou também eeu tema na feira de matemática
Postar um comentário