quarta-feira, 22 de outubro de 2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA IRECÊ/UFBA
CICLO UM
ATIVIDADE N° 2120: TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
PROFESSOR: IRON PEDREIRA
PROFESSORA CURSISTA: PAULA FRANCINETE ROSA RODRIGUES

Relatório da Aula do Jogo do TA-TE-TI



“Conhecer um objeto é agir sobre ele e transformá-lo, mecanismo dessa transformação vinculada com as ações transformadoras”.
Piaget (969:37)


Durante a aula percebi que todos os recursos utilizados em sala são de extrema importância no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
No entanto precisamos estar integrados a situações que levem ao exercício de uma análise reflexiva que aparecem nas aulas durante os jogos, onde têm um papel especial na aprendizagem infantil.
A atividade pela qual planejei e realizei foi o jogo do TA-TE-TI que tem como objetivo desenvolver a capacidade de criar estratégias, rapidez de pensamento, organização e conceitos geométricos de linha e ponto.
Nesse sentido, consegui passar as regras em que a maioria dos alunos entendeu as situações e as estratégias, até poder resolver os problemas por eles levantados.
Ao apresentar as regras do jogo fiz alguns comentários que possibilitou a informação necessária para que os alunos tornassem no momento: informantes, conhecedores e colaboradores da organização do jogo. Assim os jogos em sala de aula, é um desafio para todos, pois requer mudanças na postura dos alunos e do próprio professor que ali se encontra. Com isso, o professor torna-se um observador, consultor, mediador e organizador no processo de construção do ensino aprendizagem.
O registro dos alunos permitiu maior clareza para que eu acompanhasse os grupos e permitiu avaliar o processo dos alunos de forma ágil e evidenciando a compreensão das regras.
Ao aluno devemos dar o direito de aprender que seja ele significativo, para sua realidade na escola e na comunidade escolar em que ele esteja inserido.
Houve uma pequena dificuldade de alguns alunos na posição, onde deveria colocar os pinos, e no registro das posições dos jogadores. É com estes desafios que os alunos encontraram durante o jogo.
Refleti sobre essas dificuldades em cima de cada aluno observando o seu desempenho e intervindo durante as partidas, pois com isso, provoquei no aluno uma análise mais precisa dos seus acertos para ajudar aquele que ainda está um pouco perdido no jogo. Isso só daria certo, caso o colega adversário esteja dominando as regras e o jogo. Portanto, a importância do registro ajudará o aluno, conscientizar-se do que fez e do resultado daquilo que não fez e como deveria ter agido durante toda a partida.
Desse modo, percebi que cada aluno criou suas próprias estratégias, contribuindo para a valorização de sua produção e para sua auto-estima, buscou novas soluções, discutindo e utilizando um raciocínio mais lógico e abstrato.
Foi uma atividade bastante produtiva e darei continuidade esse jogo para melhorar a segurança e a melhor compreensão do mesmo. Pois o jogo permite oportunidades significativas de aprendizagens. Ciente que o próprio professor reconheça a importância dos jogos em sala de aula como mais um suporte fundamental para alcançar as metas que pretende.

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