domingo, 2 de novembro de 2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA-FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA-ENSINO FUNDAMENTAL/ SÉRIES INICIAIS
CICLO UM
ATIVIDADE: PALAVRA ESCRITA
PROFESSORES: ANA PAULA MOREIRA
PROFESSORA CURSISTA: PAULA FRANCINETE ROSA RODRIGUES.


Fragmentos do texto de Sonia Kramer




Conversar sobre o que se ouve, lê se vê, se toca é importante, e o encantamento com o livro pode crescer, como também podem ser maiores as descobertas em torno de uma história (...)
Vânia Maria Resende



“O papel da família na criação do gosto de ler e o papel secundário da escola”

O papel da família é fazer com que a criança desde cedo tenha um contato mais próximo aos textos que circulam na sociedade. Geralmente são contas de água, luz, jornal, revistas, folhetos, receitas e outras tipologias textuais.
Deixando-o manipular livros e outros materiais que estão ao seu acesso, possibilitando a familiaridade na sua forma de linguagem oral ou escrita. Quando esse momento acontece em casa deixando a criança fazer suas próprias escolhas dando a ela autonomia de ler o que mais gosta, assim favorece uma relação mais próxima aos textos. Tornando mais criativo de sua própria imaginação.
A escola também tem um papel de incentivo à leitura para que a criança desenvolva sua criatividade e melhore a sua auto-estima.
É necessário que a escola junto a família crie um vinculo de parceria em conjunto para possibilitar crescimento e o contato da leitura constante na vida da criança. Poderá ser realizado através de projetos para estimular o hábito da leitura nos dois contextos: família e escola.
Observo que no texto de Sonia Kramer traz situação na qual as pessoas demonstram frustradas por algo que aconteceu no seu passado. E isso não é o trabalho da escola, mas sim preparar o aluno para a vida social e que tenha uma visão critica para que possa agir diante de algumas situações, sejam elas vividas no cotidiano. Mostrando assim uma nova versão de leitores em nossa sociedade.


“Por que as pessoas escrevem? Escrever para quê”?

O registro surgiu da necessidade do homem desde nos tempos primitivo para registrar os acontecimentos e informações nas paredes das cavernas através de desenhos que queriam passar para os seus grupos ou tribos. Era o único meio de comunicação que utilizam para interação na escrita.
Até hoje os registros antigos trazem a história de povos que viveram através dos tempos caracterizando a sua cultura e o seu modo de viver.
Sabe-se que a história da escrita faz sentido e a construção da mesma viabiliza uma comunicação entre os variados contextos, os mesmos fazem parte da vida social e requer continuamente a sua busca leitura.
Atualmente a escrita na vida das pessoas tornou-se mais necessário, pois os registros eles tem a sua função que serve de indicação permanente para o sujeito como um objeto fixo e essencial.
A escola tem a sua função de ensinar a escrever e dar acesso a diversidade de textos para que as crianças compreendam e utilizem em diferentes situações. Confrontando assim o real e sua funcionalidade no cotidiano, tornando-se um cidadão da cultura escrita, capaz de utilizar o registro como fonte de comunicação.
É importante que o docente construa os seus conhecimentos e compreenda que a escrita é um inicio de um caminho em que as crianças deverão valorizar os seus registros e saber que cada texto tem como finalidade formar escritores que saibam a sua funcionalidade para que? Quando? Para quem escrever? Daí então a escrita passa a ter um valor de incentivo tanto na escola como na vida social.


“Podemos tornar nossos alunos pessoas que lêem e escrevem, se nós não lemos e se temos medo de escrever”?

A história da Educação do ensino tradicional no Brasil tinha como objetivo central a memorização e a repetição de textos que não permitiam que os registros ou leitura fossem construídos com prazer e informação, mas com dureza e repreensão.
Alguns docentes em seus depoimentos alegam que foi em sala aula, que tiveram frustrações, traumas pela forma do comportamento do professor que transmitia a leitura e a escrita como algo ameaçador.
E esse mesmo professor que foi aluno ainda estar atuando em sala de aula até hoje e deve buscar a mudança no seu modo de pensar, pois sem uma formação reflexiva e consistente o educador não conseguirá conduzir com êxito o processo educativo da escola que estar inserida no mundo social.
Nos dias atuais o docente que estar diretamente com os discentes deve ter uma postura de leitor e escritor interiorizada, pois o mesmo é o modelo em que os alunos vão refletir em sala de aula.
Pegar um livro ler com os alunos, proporcionar bons livros e usufruir o hábito da leitura, registrar desde cedo sem inibir ou afastá-los proporciona o encorajamento e o desejo de utilizar a escrita com segurança. Atitudes como estas modificam a interação entre professor e aluno é construído o conhecimento entre ambos de forma espontânea, criativa, afetiva e de confiança.


“O que temos feito de leitura e escrita nas escolas”?

Compreende-se que o trabalho docente tem a sua finalidade e sua dimensão no contexto escolar e estar baseado na cultura de cada individuo através de seus pensamentos e atitudes, principalmente em que ele acredita e faz em sala de aula.
Acredito que forma de como estamos trabalhando atualmente as questões de leitura e escrita na sala de aula vem sendo diferenciado através de projetos que possibilitem a criação, envolvimento, à mobilização, o desejo de participação.
Assim tornou-se algo de reflexão na comunidade escolar, na qual a mesma reconheça a necessidade de uma metodologia que venha trazer possibilidades de conhecimentos essenciais para apropriação do aluno leitor e escritor.
Mesmo tendo duas séries iguais, o mesmo planejamento e aplicação da aula que foi planejada serão de forma diferente a depender do que o professor acredita da teoria a e a pratica nível de aprendizagem do grupo. E para que tudo isso possa ser concretizado é necessário que se construa o saber da escola e a formação do educador que devem nortear a pratica educativa e principalmente o mesmo deve construir junto à escola os documentos que orientar o seu trabalho pedagógico e que desenvolva atitudes e ações que torne possível o aprendizado mais evidente e direcionado aos objetivos e as capacidades de cada grupo.


Um comentário:

Sule disse...

Querida Paula!
Tenho observado que já está se apropriando do blog, trazendo para esse espaço as produções!!!
Precisa fortalecer mais essa dinâmica, você não necessita ficar presa apenas ao que foi solicitado pelos professores!
Tente explorar mais, com imagens, poesias, enfim,...
Vamos em frente!
Bjinhos
Sule