quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Universidade Federal da Bahia
Curso de Licenciatura em Pedagogia - Irecê-Bahia
Ciclo: 01
Orientação: Solange Maciel
Grupo: 03
Nome: Paula Francinete Rosa Rodrigues




DIÁRIO DE CICLO UM




Essa é uma reflexão que faço do Ciclo Um como algo significativo para o meu processo de aprendizagem, que vem a contribuir para uma prática pedagógica reflexiva, referente aos estudos teóricos e principalmente como professora cursista.
Participei do Seminário de abertura do Ciclo Um, gostei bastante da palestra e apresentação dos eixos que teremos durante o curso com alguns professores da UFBA.Houve também a oficina com música experimental, com os alunos do curso de Faculdade de Música,os quais fizeram um excelente trabalho mostrando como as cantigas de roda podem ser trabalhadas com mais criatividade entre discentes e docentes .
Após, todos os participantes tiveram que apresentar uma pequena dramatização para as outras turmas e foi muito interessante,pois cada grupo apresentou uma dinâmica divertida e parcialmente improvisada.
Em outro momento foi realizadas as apresentações das atividades curriculares do curso, no entanto fiquei meio confusa por não entender os eixos que repassam as atividades curriculares e fiz as inscrições em todos os eixos para contemplar a carga horária necessária para o ciclo.
Referente as atividades n°2102 on-line e a 2118 Computação com as professoras Maria Helena Bonilla,Sule Sampaio e Adriane Halmann , percebi a importância em ter na escola em que trabalho, uma sala de informática onde os meus alunos poderiam estar inseridos no mundo digital, apesar de que alguns ainda não dão conta nem da leitura e nem escrita, mais serviria para a ampliação de seus conhecimentos a partir da inclusão digital.
As atividades e oficina das quais estou participando nas aulas da faculdade têm me proporcionado uma oportunidade única para recuperar tudo o que um dia deixei passar, pela falta de conhecimento, no entanto a vida nos traz supressas significativas para uma realização profissional e pessoal que favorecem nossos sonhos.
No dia 13 de setembro de 2008 , no auditório do Espaço UFBA- Irecê, participei de atividade fílmica , reflexões através da obra o jarro com a professora Maria Antonieta Tourinho ( Tuca ) tendo me identificado com o filme referente às dificuldades da interação dos pais para com a escola no qual leciono. O filme mostrava uma situação simples que era a quebra de um jarro e a partir daí a mobilização da escola e da comunidade para resolver a situação,comprando um novo jarro. Isso nos faz compreender a importância da comunidade escolar e a participação dos pais para dar credibilidade e valor à escola.
Pensando na minha prática em sala de aula, em relação ao planejamento, hoje, vejo a importância de um trabalho sistematizado que permita uma reflexão de forma consciente e clara.
O planejamento deve atender a todos fazendo com quer o aluno alcance as capacidades necessárias para a sua aprendizagem. Com isso percebi ,que no filme o docente não se preocupava com essa questão do planejamento escolar, deixando tudo acontecer pelo improviso. Sou professora e tenho minhas responsabilidades por isso não posso cruzar os braços e deixar as coisas acontecerem de maneira aleatória. Há situações que surgem às vezes na sala não estando programadas no meu plano diário, mas ao mesmo tempo ganho experiência e as mesmas favorecem conhecimentos na minha vida profissional e pessoal.
Trabalho na Escola Municipal Luiz Mário Dourado e atualmente leciono nos dois grupos 06 do primeiro ciclo, nos turnos matutino e vespertino. E em cada grupo tenho 25 alunos ,dos quais, a grande maioria está na aquisição alfabética. Analisando o perfil da minha turma observei a ausência de alguns pais em relação ao acompanhamento na aprendizagem de seus filhos.
A diversidade existe. Cada um tem seus conhecimentos e história de vida, mas vejo as dificuldades a resolver até o final do ano. Isso às vezes me deixa insegurança e percebo que me preocupo demais e quero ver os resultados rápidos, ao mesmo tempo em que fico com esses pensamentos me sinto segura que tudo vai dar certo, e serei bem sucedida pelo esforço que faço para alcançar meus objetivos. Cada um tem seu tempo de aprender e devem ser respeitados os limites de sua aprendizagem. Pois uns aprendem a ler mais cedo, outros demoram um pouco.
Assim a valorização profissional do professor nunca será igual às outras profissões, tem que abraçar e se apaixonar continuamente pelo que faz e pelos desafios que aparecem dia após dia.

Nenhum comentário: