quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Universidade Federal da Bahia
Curso de Licenciatura em Pedagogia - Irecê-Bahia
Ciclo: 01
Professoras: Roseli Sá e Ana Paula Moreira
Professora Cursista : Paula Francinete Rosa Rodrigues
Texto Base: Lei sim, regida não, ou a mão do senador
Tópico do texto: Gestão



Transformar significa ultrapassar o estabelecido, desmontar os antigos, referenciais, adotar novas bases conceituais, construir outras modalidades de ação (...)
Maria da Glória Pimentel

A gestão democrática vem sendo discutida atualmente como uma das principais mudanças a ser adotadas pela escola, a fim de torná-la um lugar de formação de cidadão, que exercem a cidadania de forma plena e consciente na participação da comunidade escolar.
As atitudes dos gestores se tornaram um mediador e facilitador na liderança profissional para facilitar melhor, trazendo idéias para escola, em tomadas de decisões onde facilita a realização de um trabalho em grupo no sucesso do Ensino e aprendizagem dos alunos e o crescimento da escola. Garantindo assim indivíduos mais aptos e capazes de dirigir uma gestão educacional de qualidade e em conjunto com toda equipe escolar norteará o engajamento de todos nesse processo.
Se a escola é cobrada no desempenho conseqüentemente renova suas diferentes funções mostrando um espaço de mudança social, por meio de sua gestão. Depreende-se daí, que uma boa ou má administração da educação dependerá da vida futura de todos que passarem pela a mesma. A fim de garantir o que estar expresso na política educacional vigente no projeto Político Pedagógico que vai nortear a organização do ensino e a gestão da educação. Além disso, o gestor deve comunicar toda comunidade escolar os resultados dos recursos financeiros, as conquistas, questão administrativas através das tomadas de decisões e aproximação com os pais e comunidade local.

Assim um trabalho participativo, democrático e dialógico existe na escola para um bom funcionamento na instituição, tendo em vista que os envolvidos têm que assumir uma postura de encarar algumas realidades como o sucesso e o fracasso da equipe, o positivo e o negativo e daí crescer de forma conjunta, isso se chama responsabilidade de todos na gestão participativa.
O gestor precisa investir buscar e superar a si mesmo promovendo a construção do sucesso da equipe escolar, facilitando as ações e atividades pedagógicas, exercendo assim seu papel de educador, para melhora a educação do pais, trabalhando pelo bem das crianças e trazendo para esse ambiente a flexibilidade de uma interação mais harmoniosa dentro e fora da escola.

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