quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Reflexão - Comunidades Virtuais




O ambiente virtual é formado por comunidades que têm como objetivos a cooperação e colaboração de seus membros, onde todos participam de maneira ativa das reflexões contínuas onde o individuo tenha consciência que faz parte e se sinta responsável por esse ambiente.
Produzindo processualmente e interagindo com novo olhar neste sistema de comunicação criando desafios e novas formas de conhecimentos.
Quando exploramos a rede percebemos, o mundo em que estamos frente a frente, onde teremos a oportunidades de construir nossos próprios conhecimentos a partir de um foco colaborativo em ambientes reais e virtuais.
Assim a capacidade de uma formação determinará meios favoráveis ao envolvimento de todos fazendo uma rede conjunta de suas aprendizagens.

6 comentários:

Rita Cácia Fernandes disse...

Certamente nosso alunos também estão envolvidos neste mundaréu de infomações em suas comunidades virtuais. Portanto, seria sábio em nossas formações estármos discultindo os endereços prediletos deles -ORKUT - e pensando em como otimizá-lo, ou não, deixando apenas o fútil pelo fútil (mas, é de fato fútil?).

Adair disse...

Alem das suas colocações posso acrescentar que as comunidades virtuais tem contribuido muito nas proximidades entre pessoas no seu mundo individual,é contagiante.

Gleivia Rodrigues disse...

Assim com a descoberta das suas comunidades ,cada um ira fazer as suas escolhas e participando de uma certa forma que vai lhe propocionar bons momentos virtuais.

Bonilla disse...

Olá Paula,
vc fala em ambientes reais E virtuais... toma essas dimensões como opostas? Os ambientes virtuais não são reais? Vamos aprofundar as leituras sobre esse tema, ok?

Gicélia disse...

É isso aí Paulinha!
As comunidades virtuais, os suportes digitais, as redes e os hipertextos são, a partir de agora, as tecnologias intelectuais que a humanidade passará a utilizar para aprender, levantar informação, ler, interpretar a realidade, e transformá-la em conhecimentos.

Sule disse...

Olá Paula!
Você melhorou na tua reflexão, apenas senti falta de você trazer os autores para dialogar contigo e também alguns pontos comuns dos textos.
Lembre-se que foram sugeridos quatro textos para leitura, e nós, enquanto professoras que tem acompanhado o caminhar de vocês um pouco distante, só conseguiremos evidenciar suas leituras se estiverem em tuas reflexões.

E isso não se resume em apenas trazer os autores! É sim, articular, dialogar, mostrar o que a Paula entendeu e como pode trazer para fundamentar esse entendimento com os autores.
Compreenda a necessidade de começar a articular teus estudos com tuas reflexões, pois esse processo tanto na atividade Oficina de computação quanto nas outras atividades, tem como finalidade incentivar professores produtores, autores e co-autores de conhecimento e cultura. E os textos que indicamos para leituras não estão imerso no contexto de formação de vocês apenas para ser "mais um no meio da multidão"...
Vamos em frente, ainda temos muitos ciclos pela frente, muito a trocar, a aprender e a construir...
bjinhos
Sule