quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Síntese - Entre os Muros da Escola

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA-FACULDADE DE EDUCAÇÃO

ATIVIDADE: GEAC- PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TIC

PROFESSORA ORIENTADORA: MARISTELA

CURSISTA – PAULA FRANCINETE ROSA RODRIGUES

SÍNTESE

O filme Entre os Muros da Escola, um excelente filme, que mesmo sendo simples, tem o conteúdo riquíssimo e leva a profundas reflexões para nós, educadores, para a nossa prática e didática em sala de aula.

Percebi que a realidade das escolas, não só na França, mas em várias partes do mundo, é preocupante, e que precisamos encontrar caminhos que nos levem a transformar essa situação de indisciplina que impede que os alunos avancem em suas aprendizagens.

O comportamento rude do professor me chamou a atenção porque havia vários alunos de etnias diferentes. Como educador, deveria ter respeitado e valorizado mais a turma que estava ali presente. Há uma cena no filme, dentre as tantas, que o professor François compara a atitude das alunas que estavam como representantes da turma e participavam do conselho, com “atitude de vagabundas”, naturalmente as alunas se ofendem.

Por esta razão os educadores devem está atentos às palavras e comportamentos que possam comprometer a vida profissional diante da sociedade e da comunidade escolar. O professor François nos fascina, simplesmente por ser, um ser humano: ele é o "herói" que tenta salvar aquela turma do caos, mas não é isento de falhas e também se converte em "vilão" ao quebrar a linha de conduta com os alunos, contudo, sua metodologia de aprendizagem não deixa de ser admirável: estimular o conhecimento do aluno, e não apenas passar a lição de casa, dar ou tirar pontos e esperar o sinal tocar. E o que revela a fragilidade deste educador em sala de aula. Foi um momento em que todos nós paramos para refletir sobre as nossas atitudes como professores e tenho certeza que cada cursista levou consigo um olhar diferente diante do comportamento dos nossos alunos.

Enfim, o filme é excelente para levantar discussões pedagógicas e, por conseguinte, considerações sobre o ensino – aprendizagem de um modo geral, para todos os professores. Leva reflexões para outras dimensões para algo maior, além que, contribuirá para notáveis melhoras educacionais, trazendo, em suma, mais esclarecimentos e, sobretudo, mais consciência que os problemas educacionais vão, na prática, muito além das queixas e negligências educacionais .

5 comentários:

Anônimo disse...

oi pro paula e sua aluna mariana eu vi a sua foto eu amei bjo te vejo amanha

Anônimo disse...

gosto


te vejo amanha 9 orras da manha bjjjjo

Anônimo disse...

ei pro paula eu ja arrumei o vestido vio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

aceus

Maristela Midlej disse...

Oi Paula,

Boa síntese do filme e boas reflexões sobre o cotidiano da escola. Faltou uma articulação com os textos sugeridos para a leitura.

abs,
Maristela