quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O que é Cidade Digital ?



O que é Cidade Digital ?


Texto: André Lemos


Iniciamos o estudo no dia 24/08/09 às 18:30 com a duração de duas horas, com a presença das cursista: Cleidinéia Souza Oliveira, Geralda Francisca, Gleivia Márcia R. Rodrigues, Maria Rita Oliveira P. de Rezende e Paula Francinete F. Rosa Rodrigues.

Com a leitura do texto “O que é Cidade Digital?” compreendemos a estrutura das cidades que vem se modificando gradativamente com o passar dos séculos, percebemos uma mudança entre o século XVIII ao XXI diante da globalização fica impossível estruturar novas cidades sem o contexto das novas tecnologias. Buscando compreender o conceito de cidades digitais fomos pesquisar no site: WWW.dds.nl/ (em forma traduzida), na cidade Amsterdã aconteceu um caso raro na tentativa das redes telemáticas para o desenvolvimento do espaço urbano o que era para ser uma rede provisória fora da WWW, mas, com resultado satisfatório de participação popular. Desenvolveu-se uma cidade virtual para Web, mas consolidada e estruturada.

Para se construir uma cidade digital é preciso toda uma organização de infra-estrutura e política que possibilite um acesso gratuito nos locais de acessos públicos como: Escolas, praças, centros comunitários entre outros. Porém a visão mais contemporânea das cidades digitais são as formadas dentro dos espaços virtuais as duas cidades trazem dinâmicas diferentes para favorecer a inclusão digital. Os projetos existentes no Brasil ainda possuem resultados de acesso sendo que não possui uma cobertura total da área Urbana. Mesmo assim os projetos são considerados como modelo para o resto do país, que visam à implantação de sistema semelhante.

Nenhum comentário: