UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO-FACED/PROJETO IRECÊ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA: ANA PAULA MOREIRA
ATIVIDADE: PALAVRA ESCRITA II
PROFESSORA CURSISTA: GLEIVIA MACIA ROSA RODRIGUES SILVA E PAULA FRANCINETE ROSA RODRIGUES
Sequencia Didática
Estratégias Pedagógicas com Poemas
Grupo envolvido- 2° ano do Ensino Fundamental I
Objetivo:
Possibilitar que as crianças desenvolvam a linguagem oral escrita através do poema, despertando para a valorização dos bens culturais.
Justificativa:
Pensando na necessidade de incentivar a escrita e a comunicação oral dos alunos e alunas surgiu à necessidade de criar uma seqüência didática para trabalhar em sala de aula com Poemas e assim refletir sobre esse gênero textual, bem como poder apreciar bons poemas e aprender o funcionamento poético da língua.
Objetivos específicos:
Desenvolver a linguagem oral e interpretativa;
Conhecer as marcas lingüísticas deste tipo de texto;
Conhecer as marcas gráficas do poema;
Promover momentos de socialização de poemas entre os grupos;
Socializar experiências de leitura nas rodas de conversas;
Propagar os textos lidos e escritos;
Produzir textos retirados da memória;
Reconhecer e valorizar o momento de leitura como privilégio;
Apreciar poemas adequados a diferentes usuários e situações;
Proceder à escrita de correção;
Produzir uma coletânea de poemas;
Etapas Previstas:
Apresentação da sequencia didática.
Levantamento dos conhecimentos prévios.
Confecção de uma coletânea de poemas.
Avaliação
Situações Favoráveis:
Convidar alguém para recitar poemas.
Organização de uma coletânea de poemas.
Situações Didáticas:
· Levantamento dos conhecimentos prévios.
· Confronto de poemas com outros gêneros textuais.
· Quadro de meto cognitivo.
· Socialização de poemas.
· Registros de poemas.
· Escritas de poemas.
· Coleta de diferentes poemas
· Pesquisa com as pessoas da comunidade escolar dos poemas preferidos.
· Leitura para outras turmas feitas pelos alunos.
· Leitura e escrita de poemas.
· Leitura em grupo pelos alunos.
· Leitura individual.
· Reescrita de poemas lidos usando a linguagem escrita.
· Correção coletiva de poemas escritos pelos próprios alunos.
Avaliação:
Registro de acompanhamento pelo professor.
Registro do aluno.
Atividades desenvolvidas durante a seqüência didática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário