sábado, 22 de novembro de 2008

Relatorio da Festa da Palavra

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA-FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA-ENSINO FUNDAMENTAL/ SÉRIES INICIAIS-CICLO UM
ATIVIDADE – PALAVRA ESCRITA
PROFESSORA: ANA PAULA MOREIRA
PROFESSORA CURSISTA - PAULA FRANCINETE ROSA RODRIGUES




Relatório da Festa da Palavra




Fica difícil identificar quem trabalhou mais, quem se apresentou melhor, quem vestiu de verdade a “camisa” da festa da palavra. É nesse momento que percebemos: se não fosse tão trabalhoso, se não alterasse tanto a nossa rotina, deveríamos ter mais eventos como esse em nosso curso ou até mesmo no ambiente escolar.
Mas vou começar falando um pouco do inicio, com a preparação da Festa da dona Palavra ocorrida no dia 3 de Novembro de 2008 na Universidade Federal da Bahia no campus de Irecê (UFBA), organizada com a direção da Professora Ana Paula Moreira, onde dividiu as equipes que ficaram responsáveis pela preparação da festa.
Foi organizada da seguinte maneira: a escolha dos Convidados, convites, ornamentação, divulgação, fotografias, salgados, outdoor, homenagens, músicas, classificados e texto de agradecimentos. Ao final pude perceber o quanto esse momento foi válido, todos participaram mostrando assim um esforço coletivo onde cada fez a sua parte.
A minha equipe, ficou responsável pela lista de convidados e o outdoor de divulgação da festa. A primeira busca foi logo na Biblioteca Hermenito Dourado, começamos a procurar os autores e escritores infantis depois os teóricos, poetas clássicos cantores e o dicionário. Pena que o tempo não foi suficiente para fazer uma pesquisa mais abrangente, ainda sobre os convidados ilustres da festa, teve que deixar para terminar em casa, a lista e o outdoor.
Ao chegar em casa fiquei até 01:00 da manhã relacionando os convidados que deveriam prestigiar a festa da dona palavra, no outro dia eu e minha irmã começamos a confeccionar outdoor mais não terminado por conta do tempo, deixamos para finalizar trinta minutos antes da festa. Tivemos ajuda das outras colegas que participavam da elaboração do outdoor.
Ficou lindo, muito bem colorido e planejado com dia, hora e local da festa. Acho que dona palavra ficou maravilhada ao ver esse anuncio tão produzido e caprichado.
Chegou a tão esperada festa, tudo estava bem organizado, mais ainda não sabíamos o que poderia acontecer. Foi anunciada a lista de convidados então começou aparecer todos os listados para a festa da dona palavra, ela não conseguia esconder tamanha alegria.
Os salgados, bebidas tudo muito bem preparado um mais saboroso do que o outro, as poesias, meu Deus! Estavam emocionantes, nunca vi algo tal bonito, as homenagens muito bem expostas, parecia até coisa de cinema.
A música começou então a tocar, os Titãs arrasaram foi magnífico. Quando percebi estava na minha frente uma escritora infantil Cecília Meireles falando um pouco sobre sua vida e sobre a dona palavra, pensei que nunca poderia estar frente a frente com a Ilustre Cecília Meireles.
Depois de tanta badalação, a festa chegou ao fim, mas dona palavra não deixou de fazer seus agradecimentos, como ficou emocionada! Logo apareceram dois alunos da Faculdade de Música também para homenageá-la com uma linda canção, mas ela não se contentou e chamou a todos para fazer um pequeno luau foi um momento mágico, todos cantaram e se alegraram com muita euforia.
Valeu dona Palavra espero que você possa realizar outras festas tão especiais como esta.Parabéns!




Nenhum comentário: