domingo, 30 de novembro de 2008

A gestão escolar ( Mais recente)

Universidade Federal da Bahia
Curso de Licenciatura em Pedagogia - Irecê-Bahia
Ciclo: 01
Professoras: Roseli Sá e Ana Paula Moreira
Professora Cursista: Paula Francinete Rosa Rodrigues
Texto Base: Lei sim, regida não, ou a mão do senador
Tópico do texto: Gestão

Lei sim, rigida não, ou a mão do Senador

A gestão escolar


Transformar significa ultrapassar o estabelecido, desmontar os antigos, referenciais, adotar novas bases conceituais, construir outras modalidades de ação (...)
Maria da gloria Pimentel


A gestão democrática vem sendo discutida atualmente como uma das principais mudanças a serem adotadas pela escola, a fim de torná-la um lugar de formação de cidadão, que exerça a cidadania de forma plena e consciente na participação da comunidade escolar. Para elucidar a função da escola, organizada através da concepção do gestor escolar, SAVIANI, 1996, p.208, afirma que:

“(...) a escola é uma instituição de natureza educativa. Ao diretor cabe então, o papel de garantir o cumprimento da função educativa, que é a razão de ser da escola. Nesse sentido, é preciso dizer que o diretor de escola é antes de tudo, um educador; antes de ser administrador ele é um educador”.

Acredita-se que as atitudes dos gestores ao tornarem mediadores e facilitadores na liderança profissional são bastante significativas, trazendo idéias para a escola, em tomadas de decisões e possibilita a realização de um trabalho em grupo no sucesso do ensino e aprendizagem dos alunos, e o crescimento da escola, garantindo assim a formação de indivíduos mais aptos e capazes de dirigir uma gestão educacional de qualidade e em conjunto com toda equipe escolar norteará o engajamento de todos nesse processo.

Se a escola é cobrada no desempenho, conseqüentemente renova suas diferentes funções mostrando um espaço de mudança social, por meio de sua gestão. Depreende-se daí, que uma boa ou má administração da educação dependerá a vida futura de todos que passarem por ela, além disso, o gestor deve comunicar a toda comunidade escolar os resultados dos recursos financeiros, as conquistas, questões administrativas através das tomadas de decisões e aproximação com os pais e comunidade local.

Assim um trabalho participativo, democrático e dialógico existe na escola para um bom funcionamento da instituição, tendo em vista que os envolvidos têm que assumir uma postura de encarar algumas realidades como o sucesso e o fracasso da equipe, o positivo e o negativo e daí crescer de forma conjunta, isso se chama responsabilidade de todos na gestão participativa.

O gestor precisa investir buscar e superar a si mesmo, promovendo a construção do sucesso da equipe escolar, facilitando as ações e atividades pedagógicas, exercendo assim seu papel de educador, para melhorar a educação do país, trabalhando pelo bem das crianças e trazendo para esse ambiente a flexibilidade de uma interação mais harmoniosa dentro e fora da escola. Nesse sentido, DEMO.1997.p18, afirma que:

(...) comente-se aos “estabelecimentos de ensino, respeitada as normas comuns e as dos seus sistemas de ensino”, a incumbência de gestão própria, incluindo a elaboração e a execução de sua proposta pedagógica (inciso I), e a administração de seu pessoal e dos recursos matérias e financeiros (inciso II)...)

Diante do exposto, acredito que os profissionais da educação que atuam na escola precisam ter uma prática inovadora, mas dinâmica, mas democrática é a principal tarefa da gestão escolar. Tornando assim um momento de criação conjunta, ao exercício da liberdade e as possibilidades efetivas de parcerias com toda a comunidade escolar buscando cada vez mais melhorar a qualidade da educação oferecida na instituição.






Referências:
DEMO, Pedro. A Nova LDB: ranços e avanços. Campinas, SP: Papirus, 1997. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico).
SAVANI, D, et. A LDB: leis de diretrizes e bases da educação. São Paulo: Cortez, 1999.

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